sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Lava e Seca: funciona!

Hoje vim aqui para falar de mais uma "paixão eletrodoméstica" em minha vida: a lava e seca.
Eu já sonhava com uma desde que lecionava língua portuguesa em duas escolas e tinha a cabulosa carga horária de 44h/aula POR SEMANA! Nessa época eu ainda fazia faculdade à noite, então saía de casa antes das 7h da manhã e só chegava de volta às 23:15 - lógico que não dava tempo para cuidar dos afazeres domésticos e, se em uma noite eu colocasse a roupa para lavar, na noite seguinte acabava esquecendo de estender e a roupa já ficava com mau cheiro (e aí tinha que lavar novamente e este ciclo era infinito)... Com um ritmo daqueles, acho desnecessário mencionar que minha disposição para trabalhar em casa era completamente nula. Bom, na época uma máquina daquelas custava em torno de 3 mil e poucos reais... era um sonho distante para uma professora substituta e, ainda por cima, acadêmica de Letras!

Passaram-se alguns meses, me formei, consegui um trabalho um pouco melhor e havia me separado (não se desesperem, foi só por 4 meses, a gente já voltou!), aluguei uma kitnet e, adivinhem???? Precisava de uma máquina de lavar roupa, mas sem chance nenhuma da roupa secar naquela "área de serviço", totalmente sem ventilação! Aí eu teria 2 opções: ou gastaria com lavanderia, eternamente, ou pagaria as prestações de uma lava e seca. Como teve redução de IPI para a linha branca, preferi a segunda opção. 

Eu costumo pesquisar muito antes de fazer qualquer compra, quando é um equipamento caro, pesquiso ainda mais... e leio criteriosamente as avaliações de consumidores. A situação da lava e seca não é muito diferente da lava-louças no Buscapé e no Reclame Aqui, ou seja, TODAS AS MARCAS têm reclamações e elogios. A Brastemp me parece que tem mais reclamações do que as demais, então quis passar longe... estava em dúvida entre LG, Samsung e Electrolux. No entanto, como uma amiga minha tinha uma LG havia uns 3 anos, fiz TODAS AS PERGUNTAS para ela (enchi o saco mesmo), e comprei uma da mesma marca, ciente do que estava adquirindo (com mais 3 anos de garantia estendida, porque quando elas pifam, é uma BOMBA). Bom, eu fiquei surpresa com a eficiência do equipamento. Lava suuuuuper bem (até aquelas meias brancas que ficam encardidas com o tempo saíam branquíssimas). E o melhor: faz uma economia absuuurrrda de água e de energia (mesmo usando a secadora direto)! Eu me dei o trabalho de parar em frente e ficar observando - a máquina é muito inteligente! Cheguei a abri-la no início do ciclo, pois parecia que a roupa não estava molhada; de tão pouca água que é usada, é impossível de enxergar o líquido se movimentando. Agora, fiquem atentos, pois as lavadoras com abertura superior (mais tradicionais) usam de 3 a 4 vezes mais água do que as máquinas com abertura frontal.

Bom, eu ligava a máquina entre uma e duas vezes por semana (porque eram somente minhas roupas) e o máximo que paguei de energia elétrica foi 34 reais (estou arredondando pra cima, porque na verdade foram 33 e alguns quebrados)! Eu quase não acreditei! Acho que devia ter algum gato de energia no meu antigo apartamento, porque não era possível! Bom, agora voltei à casa do excelentíssimo e, surpreendentemente, a conta de energia dele subiu uns 90 reais comigo aqui... mas vale lembrar que ele nunca lavava a roupa (e aqui a máquina trabalhava mais do que quando era só pra mim - ele suja mais roupa... homem, né...), nem ligava o aspirador, nem fazia pão na panificadora e nem lavava a louça na pia com água quente (torneira elétrica é mais um chuveiro na casa - ok, agora ela está obsoleta, mas quando a conta chegou ela era bastante utilizada, tanto que ele até brigava comigo). Mas mesmo assim, na minha casa a conta de energia dava 1/3 do que só eu "gasto hoje" na casa dele, então, das duas, uma: ou a conta de luz dele vem superfaturada, ou onde eu morava vinha subfaturada.

Tá, mas eu vim aqui para falar da lavadora e não da conta de luz (embora as pessoas sempre fiquem com medo dessa consequência), e a mensagem que quero deixar é que vale muito a pena, pois até uma alergia que o meu amor tinha na pele (e que achávamos que era do sabão) sumiu, pois com a alta temperatura da secagem, não há micro-organismo/ fungo/ bactéria que resista. Sem precisar ir ao médico, sem tratamento.  E ela ainda tem um programa de lavagem antialérgico, enxágue extra e enxágue antialérgico. Outra coisa muito bacana é que, dependendo do programa escolhido, é possível selecionar lavagem com água quente a uma temperatura de até 95 graus (quase fervendo). Pra mim, que cresci vendo minha mãe ferver as toalhas de banho em um tacho de alumínio, essa opção é o top da balada!

A praticidade que a Lava e Seca proporciona e o resultado final são fantásticos. Embora o meu ritmo agora seja bem menos acelerado do que na época da faculdade e das escolas, nunca mais senti cheiro de cachorro molhado nas roupas (e isso não tem preço)! Passei o inverno muito bem, pois mesmo com a umidade relativa do ar em 98%, a minha roupa estava sempre seca e, detalhe, MUITO CHEIROSA! Lavagem e secagem profissional.

Agora, gente, claro que ela não é perfeita! Dependendo do tecido, pode encolher um pouco (não tente secar lã como eu fiz) e, de acordo com a quantidade de roupas colocadas no tambor, sai bem amassado, porque na verdade 8,5Kg é a capacidade de LAVAGEM, a capacidade de secagem é a metade disso. Se encher o tambor ela até seca, mas a roupa fica muuuito amassada e difícil de passar (principalmente calça jeans, que eu recomendo tirar levemente úmidas e pendurar no varal). Agora, se a roupa for tirada da máquina ainda quente, ou seja, assim que concluir o ciclo, e você já for esticando e dobrando as peças, dependendo do tecido não precisa nem passar... eu uso muito a função "adiar início", assim programo o fim do ciclo para o horário em que eu estiver chegando do trabalho e a roupa fica linda!

Minha tia esteve em minha casa recentemente e, ao olhar o painel da máquina, encontrou um "defeito": não tem regulagem de nível de água. Não tem mesmo, mas é porque a minha máquina faz isso sozinha! Logo que ela é ligada, o tambor é girado umas 4 vezes, bem lentamente, para ela fazer o cálculo da quantidade de roupas e usa somente a quantidade de água necessária para aquela carga. Nas outras máquinas temos de fazer isso manualmente e quase sempre usamos mais água do que o necessário. Ela é mais do que inteligente, é ecologicamente correta.
A única vez que a máquina de fato me desapontou foi quando tentei lavar um edredom e ela simplesmente não deu conta. Mas o erro foi meu, admito: era muito grande (certamente mais de 8,5Kg). O problema todo é que a máquina iniciou o ciclo, jogou água e sabão, mas não o lavou e apareceu uma mensagem de erro no painel. Ao verificar no manual, constatei que a capacidade da máquina havia sido ultrapassada - e ela se negou a trabalhar assim. Bem inteligente, né? Bem mais do que eu, hahaha! Não tem como uma pessoa estragar a máquina por sobrecarga... mas vocês conseguem imaginar como foi tirar um edredom GIGANTE e encharcado de dentro da máquina e levá-lo daquele jeito para uma lavanderia???? Foi tenso.

Enfim, acho que o que eu tinha para falar da lava e seca era isso, sou apaixonada pela minha. Super recomendo!


Nenhum comentário: